quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Tithe, fadas ousadas e modernas - Holly Black




"Kaye é uma menina de 16 anos que leva uma vida bastante atípica. Junto com sua mãe e vive de cidade em cidade enquanto a mãe busca a fama com sua banda de rock. Tanto Kaye quanto Ellen fumam e bebem demais e estão sempre envolvidas com os homens errados. Após ser estranhamente espancada pelo namorado, Ellen e a filha voltam para Nova Jersey, para morar durante algum tempo com a avó da menina. Lá, no lugar onde passou sua infância, Kaye reencontra velhos amigos, tanto seres humanos quanto mitológicos: fadas que a visitavam regularmente e que, depois que ela se tornou adolescente, nunca mais a procuraram, fazendo com que Kaye acabasse por considerar a existência de tais seres como um simples fruto de sua imaginação. Já na primeira noite em Nova Jersey coisas estranhas começam a acontecer. Um cavalo de madeira parece tomar vida e, em meio a uma tempestade, ela encontra um cavaleiro do reino das fadas ferido nas margens de um córrego. Kaye acaba salvando a vida dele e se apaixonando. Nessa mesma noite, seus velhos amigos encantados a procuram, se mostrando mais reais e assustadores do que nunca. Eles lhe revelam que Roiben, o cavaleiro que ela salvara algumas horas antes, é na verdade uma criatura perigosa, responsável pela morte de um de seus antigos amigos mágicos e que viera buscá-la para ser oferecida como sacrifício na Tithe, um ritual onde uma jovem e inocente mortal é sacrificada para aplacar o desejo das rainhas fadas. Entretanto, a notícia mais estranha que revelam a Kaye é que, na verdade, ela também é uma fada e que, graças a um encanto, ela consegue assumir a forma humana. Assim, Kaye deve utilizar-se desse trunfo para escapar da Tithe, tarefa que, infelizmente, terá que realizar sem a ajuda deles. A partir daí, Kaye empenha-se numa luta frenética pela harmonia do reino das fadas e por sua própria vida. Contando apenas com Corny, um velho amigo mortal, ela é obrigada a observar as alterações de seu corpo, que, aos poucos, vai se transformando no de uma fada, aprender a dominar seus novos poderes e ajudar Roiben, que está sobre a maldição de uma das rainhas das fadas, monarca da mais sanguinolenta horda de seres mitológicos. Logo, Kaye e Roiben se tornarão as figuras centrais de uma antiga e mortal guerra entre reinos encantados."


Opinião Geral sobre o livro:



Ótimo. Sério, eu adorei essa história.
Como já diz na capa com o título original, é um conto de fadas moderno. Ou, acho mais apropriado dizer que tem muitos elementos dos contos de fadas, mas claramente não segue a linha das histórias infantis. Gostei muito da personalidade dos personagens, e do rumo da história em geral. As vezes a autora viaja em algumas partes, como nas citações que escolhi, mais um fator que gostei. E o que dizer sobre o reino das fadas que ela criou... acho que é uma das melhores história que aborda o mito das fadas atualmente, e de uma maneira bem original, simplesmente pelo modo como ela caracterizou o "Povo das fadas", que são mágicos, mas apresentam em algumas situações, comportamentos tanto bizarros quanto humanos ( se me lembro bem, há até uns pervertidos, no sentido malícioso da palavra, além de um bissexual?!), só que o mais legal de tudo é que não é um romancesinho putamente chato ou cheio de partes com sexo ( não sou nenhuma puritana, mas tem uns que é só isso - para as adolescentes cheia de homônios acho). É claro que há um romancesinho, quase sempre tem, só que não é o que predomina na trama, entende? Além disso, a protagonista é bem legal, algo importante, já que é através do seu ponto de vista que vemos a história toda (isso me lembra os maus momentos que passei lendo "Diários do vampiro" - maldita Elena Gilbert! - odio eterno). Então, resumindo, foi uma das minhas boas descobertas do ano.


Pontos negativos:
Algumas coisas não ficaram muito bem esclarecidas no final, como a origem de Kaye, que só é brevemente comentada, sem muitos detalhes. E o ponto no qual a história termina nos deixa meio embasbacados porque poderia haver mais, pelo menos uma continuação.
obs: Acho que Holly Black escreveu uma, mas não tenho certeza pois ainda não foi traduzido e o meu inglês não é dos melhores.

Pontos positivos:
O jeito despojado da autora escrever, a protagonista do tipo "sem futuro, mas não tô nem aí", a trama... enfim, eu gostei.


citação:

― Você sabe o que parece que o sol está fazendo? ― perguntou Kaye. Não havia nada além de uma fatia ver¬melha onde o mar encontrava o céu.
― Não, o quê? ― perguntou Janet enquanto passava o gloss para Kaye.
― Parece que ele cortou os pulsos na banheira e o sangue se espalhou por toda a água.
― Que coisa grosseira, Kaye.
― E a lua está apenas assistindo. Ela está apenas assistindo a ele morrer. Deve ter sido por causa dela que ele fez isso.
(Kaye)

***

"― Eu me maravilho com a morte, eu que talvez nunca vá conhecê-la. Ela se assemelha muito ao êxtase, a maneira como eles abrem as bocas enquanto submergem, o jeito como enterram os dedos em minha pele. Os olhos se arregalam de terror e eles desfalecem em minhas mãos como se estivessem perdidamente apaixonados." ( fala de um ser mágico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário