quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Anne Rice
A autora de um dos dos livros que esta na minha lista dos " 10 +" de todos os tempos.



INTRODUÇÃO

... não posso dizer que gostei de todos os livros que li de sua autoria, mas acho que apenas "Entrevista com o vampiro" já é o suficiente para me dar motivos de escrever um post sobre ela.

Seus livros foram um dos primeiros a abordar a existência como vampiro de uma forma romantizada, criaturas perdidas no mundo sem respostas para sua existência, personificadas nas figuras deLestat e Louis.
As questões que são levantadas, as dúvidas, o desespero de alguns de seus personagens vampiros, são descritos de um modo verdadeiro, o que fez com que eu me identificasse com certos aspectos da agonia de Louis logo que mergulhei em sua história.

Não falo isso como uma fã-guria-bizarra de vampiros, pois só quem leu e sentiu a história pode compreender do que estou falando. Anne escancara questões que nos inquietam, questões sobre as quais a maioria das pessoas preferem não pensar, como o sentido da vida, e o fato de seus personagens serem vampiros só acrescenta mais dúvidas a eles. O que quero dizer, é que ela aborda a vida como um vampiro, não só com beleza e imortais e felizes para sempre. Sua história mostra os lados ruins disso, o tempo passando, as épocas mudando, o tédio da mesmice, ou até mesmo o que diabos eles são, o que representam.
É claro que nem todos os seus personagens se sentem dessa maneira, mas em "Entrevista", o protagionista Louis encarna tudo isso, e Armand, que aparece mais para o final, representa o que citei acima sobre os vampiros, afogado em lembranças e preso numa época que desconhece, sem nenhuma motivação para a vida.

Por tudo isso, resolvi pesquisar um pouco sobre Anne, e descobri que todos os livros sobre vampiros que ela escreveu continham tudo aquilo que lhe atormentava, só oculto em seus personagens, é claro.


"(...) sinto-me compelida a escrever, para tornar real a vida emocional de meus personagens. Eu tomo um monte de detalhes e tento colocar o leitor de uma forma que permite compreender o mundo em que vivem, mesmo quando se trata de personagens de fantasia, tais como vampiros e bruxas. Eu não sei exatamente o que me motiva a escrever sobre estas questões. Sinto-me compelida a fazê-lo, e não a analisar os porquês. Obviamente, eu vejo os vampiros como metáfora para a solidão que vive em todos nós, da desgraça, o inaceitável. E eu sinto que escrever a partir do ponto de vista de um vampiro me permite explorar minha própria miséria e desespero."
Anne Rice


Anne Rice (nascida Howard Allen O'Brien em 04 de outubro de 1941),é a segunda filha de uma família católica irlandesa.

"
Meu nome de nascimento é Howard Allen porque, aparentemente, a minha mãe achava que era uma boa idéia por o nome do meu pai, Howard. Queria nomear-me depois de Howard, e ela achava que era uma coisa muito interessante para fazer. "

Rice tornou-se "Anne" em seu primeiro dia de escola, quando uma freira perguntou-lhe qual era seu nome. Ela disse a freira "Anne", que ela considerava um nome bonito. Sua mãe, que estava com ela, deixou passar, sem corrigi-lá. Daquele dia em diante, todo mundo se dirigiu a ela como "Anne".

Anne nasceu e passou grande parte de sua vida em Nova Orleans, Louisiana, a cidade que forma o pano de fundo que a maioria de suas histórias acontecem. Conhecida por seu ávido interesse em arte e cultura, ela e sua família, ocasionalmente, fez viagens ao exterior para estudar a arte que mais tarde mencionou em suas histórias.

Anne tem uma grande facinação pelo oculto, que começou ainda muito cedo. Como uma criança pequena, ela se aventurou para fora para ver o filme A Múmia.Quando a cena em que a primeira múmia sai do caixão ocorreu, Anne ficou tão aterrorizada que ela saiu do teatro.
Aos nove anos,foi ver A filha do Drácula e ficou muito impressionado com a quantidade de emoções nos vampiro retratados.Ela ficou fascinada com estas criaturas da noite, uma paixão que se manteve intacta até hoje. Em seus livros, Anne mantém seus personagens vampiros muito andróginos. Ela faz isso porque sente que haverá uma melhor visualização das emoções, pois não há o preconceito de gênero. Desde que os vampiros não se reproduzem, Anne acha que a experiência mais erótica que podem ter é de sucção de sangue humano.


Sua família pertência á classe média baixa, e lutava para manter isso. Katherine, sua mãe, ficou abalado com a manutenção de uma casa e começou a beber, continuando com esse hábito ao longo da vida até o dia de sua morte, em 1956, quando Anne tinha 15 anos. Dá para perceber em alguns de seus livros o efeito que isso lhe provocou ( principalmente em "Violino").
Com a morte da mãe, Anne teve de se tornar uma mãe para as duas irmãs mais novas, Tamara e Karen . Anne odiava esse papel e procurou uma saída. Seu pai deu isso á ela na forma de St. Joseph Academy, um colégio interno. Essa não foi uma solução muito boa, considerando Anne ter odiado a escola.Ela chorou todas as noites por cerca de um ano, e viria a escrever sobre suas experiências de um romance, A Hora das Bruxas.

Quando Anne fez dezesseis anos, seu pai se casou novamente com uma mulher chamada Dorothy, e em 1958, três anos após a morte da mãe de Anne por alcolismo, decidiu se mudar para o Texas,para acompanhar o trabalho, decisão essa á qual Anne era totalmete contrária, mas que no entanto ocorreu.

Em sua nova escola, Anne conheceu um rapaz chamado Stan Rice. Stan estava muito envolvido com a poesia e ele e Anne instantaneamente se gostaram. Stan tinha uma influência sobre Anne como nenhuma outra pessoa tinha e foi o primeiro garoto que ela beijou.

Anne se formou no Richardson High School, em 1959, e em seguida, começou a faculdade na Universidade do Texas Woman's em Denton e depois North Texas State College. Ela então se mudou com Stan para San Francisco por um ano, onde participaram Anne San Francisco State University e obteve um BA em Ciência Política. Durante este tempo, ela também trabalhou como examinador créditos de seguros. Anne voltou a Denton casar Stan.
Ele se tornou um instrutor na San Francisco State logo após receber seu mestrado lá, e Anne viveu e trabalhou no San Francisco Bay Area 1962-1988, enfrentando o nascimento da Revolução Hippie em primeira mão.

"Eu sou uma pessoa totalmente conservadora", mais tarde ela disse ao New York Times (07 de novembro de 1988). "No meio de Haight-Ashbury, em 1960, eu estava escrevendo fora enquanto todo mundo estava caindo no ácido e fumando maconha."

Stan e Anne começaram a fazer experiências com as drogas como uma forma de expressar emoções mais plenamente, e apreciar-se mais.

* li um artigo sobre o trabalho de Anne que relaciona vários aspectos de sua vida que se refletem em seus livros, e abaixo esta uma parte que achei bastante veridica quando paramos para pensar.

Anne mostra essa nova perspectiva de vida (o de altura) como uma maneira de experimentar as coisas como nenhum outro.Tal experiência é a forma de um vampiro vê o mundo pela primeira vez quando ele se torna um vampiro. Há um trecho de Entrevista Com o Vampiro, que mostra essa nova visão.

"Foi como se eu tivesse acabado de ser capaz de ver cores e formas, pela primeira vez. Fiquei tão encantado com os botões do casaco preto de Lestat que eu não olhei para mais nada por um longo tempo."

"Quando eu vi a lua sobre as lajes, fiquei tão encantado com ela que eu devo ter gasto mais de uma hora lá. . . e com meus sentidos despertos, eu tive que presidir a morte do meu corpo."

Depois de fumar maconha e experimentar o LSD por aproximadamente um ano Anne teve uma visão perturbadora.
Ela começou perguntando o que acontece quando uma pessoa morre e se essa pessoa sabe que esta morta.

Anne ficou à beira da loucura por vários meses, mas se recuperou por não usar drogas. Começou um novo trabalho e sua vida melhorou, então ela ficou grávida. Anne estava muito feliz por engravidar, e ansiosa para se tornar uma mãe.

Stan Rice tornou-se professor na San Francisco State logo após receber seu mestrado lá. Ele publicou muitos livros de poesia e, mais tarde, após o regresso do casal a Nova Orleans em 1989, pintou mais de trezentas pinturas no sótão de sua casa Garden District.


Sua filha Michele Rice nasceu do dia 21 de setembro de 1967 e foi muito especial para Anne.
Uma noite, Anne teve um sonho muito perturbador. Seu sonho era sobre Michele, em que a filha estava sufocando por causa de algo em seu sangue.
Anne considerou isso uma premonição e por cerca de um mês vigiou sua filha. Como não houve problemas, Anne parou de se preocupar.
Naquele mesmo ano Michele começou a ficar doente e foi diagnosticada com leucemia aguda. Michele viveu até 5 de agosto de 1972, quando morreu em uma cama de hospital.

Anne relata que escreveu Entrevista com o vampiro em apenas uma semana após a morte de sua filha, que foi retratada na personagem Cláudia.
Claudia é uma criança de cinco anos a quem Louis e Lestat tornam vampira, e como os vampiros de Anne ficam eternamente congelados em suas formas físicas de quando trasformados, Claudia esta presa a sua forma de criança.

Ela completou seu primeiro livro, Entrevista com o Vampiro, em 1973 e o publicou em 1976.

"A obsessão levou-me a escrever. Tem sido assim com todos os livros que já escrevi. Eu fico completamente consumido por um tema, por personagens, por um desejo de enfrentar um desafio."
-Anne Rice


Este livro seria o primeiro da popular série de Rice Vampire Chronicles, que inclui agora mais de uma dúzia de romances, incluindo O Vampiro Lestat e A Rainha dos condenados.

Em 1978, nasce Christopher Rice, que pareceu a Anne um presente de Deus na medida em que ambos os pais pararam de beber pesado, quando confrontados com uma outra chance de paternidade.

Christopher Rice, que freqüentavam a escola em San Francisco, e mais tarde em Nova Orleans, publicou quatro romances, todos os quais foram best-sellers do New York Times. Christopher Brown University participaram de um ano, e também participou Universidade de Nova York, antes de escrever o primeiro de seus romances.

Em Nova Orleans em 1989, Stan e Anne comprou o Garden District casa Revival grego que viria a ser o cenário de cinco ou seis romances de Anne. Esta casa também casa de estúdio de Stan pintura sótão. Foi aqui que Christopher escreveu seu primeiro romance. Esta casa foi a realização de um sonho de vida de Anne, que tinha passado a bela casa com freqüência em seus primeiros anos, indo e vindo da sua igreja paroquial de Santo Afonso de sua casa em St. Charles Avenue





Ela retornou para a Igreja Católica em 1998, após vários anos de descrever-se como um "ateu". Ela anunciou que passaria a usar a sua vida e talento da escrita para glorificar a sua crença em Deus, mas não renunciou expressamente os seus trabalhos anteriores.

Stan, a quem Anne foi casado por 41 anos, morreu em 2002.

Em 30 de janeiro de 2004, já tendo colocado a maior de suas três casas para venda, Rice anunciou seus planos de deixar Nova Orleans. Ela citou viver sozinha desde a morte de seu marido como a razão. "Simplificar a minha vida, não possuir muito, que é o principal objetivo", disse Rice. "Eu não vou ser um cidadão de Nova Orleans, no verdadeiro sentido."


Depois de deixar Nova Orleans, Rice estabeleceu-se em Rancho Mirage, na Califórnia, permitindo-lhe estar mais perto de seu filho, que mora em Los Angeles.


Em outubro de 2004, Rice anunciou em um artigo da Newsweek que ela passaria a "escrever somente para o Senhor." Seu livro seguinte, Christ the Lord: Out of Egypt ", ela chama o início de uma série que narra a vida de Jesus.




Eu tinha experimentado uma moda antiga, rigorosa infância católica romana em 1940 e 1950 ... a gente assistiu à missa diariamente e de comunhão em uma igreja enorme e magnificamente decorados ... Vitrais, a missa em latim, as respostas detalhadas a perguntas complexas sobre o bem eo mal- essas coisas foram gravados em minha alma para sempre ... eu deixei a igreja aos 18 anos ... Eu queria saber o que estava acontecendo, por que tantas pessoas aparentemente bom não acreditar em qualquer religião organizada ainda se importava com entusiasmo sobre seu comportamento e valor de suas vidas ... Eu rompi com a Igreja violenta e totalmente ... Eu escrevi muitos romances que, sem eu estar ciente de que refletia a minha busca de sentido num mundo sem Deus.”

Em 29 de julho de 2010, Rice renunciou publicamente à sua dedicação à fé católica romana, mantendo-se comprometidos com Cristo, em sua página no Facebook.

"Em nome de Cristo, eu me recuso a ser anti-gay. Eu me recuso a ser anti-feminista. Eu me recuso a ser anti-controle de natalidade artificial. Eu me recuso a ser anti-democrata. Eu me recuso a ser anti-humanismo secular. Eu me recuso a ser anti-ciência. Eu me recuso a ser anti-vida. (...) Amém".

"Minha fé em Cristo é central para a minha vida. Minha conversão de um ateu pessimista perdido em um mundo que eu não entendi, a um crente otimista em um universo criado e sustentado por um Deus amoroso é fundamental para mim. Mas seguir a Cristo não significa seguir os Seus seguidores. Cristo é infinitamente mais importante do que o cristianismo e sempre será, não importa o que o cristianismo é, foi ou pode tornar-se ".

Livros Publicados:

Série Crônicas Vampirescas
•Interview with the Vampire (1976) / Entrevista com o Vampiro
•The Vampire Lestat (1985) / O Vampiro Lestat
•The Queen of the Damned (1988)/ A Rainha dos Condenados
•The Tale of the Body Thief (1992) / A História do Ladrão de Corpos
•Memnoch the Devil (1995) / Memnoch
•The Vampire Armand (1998) / O Vampiro Armand
•Merrick (2000) / Merrick
•Blood and Gold (2001) / Sangue e Ouro
•Blackwood Farm (2002) / A Fazenda Blackwood
•Blood Canticle (2003)/ Cântico de Sangue
Série Novos Contos de Vampiros
•Pandora (1997) / Pandora
•Vittorio the Vampire (1999) / Vittorio, O Vampiro
Série Bruxas Mayfair
•The Witching Hour (1990) / A Hora das Bruxas I e II
•Lasher (1993) / Lasher
•Taltos (1994) / Taltos
Série Beauty
(todos como Anne Rampling)

•The Claiming of Sleeping Beauty (1983)/ O Sequestro da Bela Adormecida
•Beauty’s Punishment (1984)/ O Castigo da Bela adormecida
•Beauty’s Release (1985)/ A Libertação (ou “liberdade”) da Bela Adormecida
Série A Vida de Cristo
•Christ The Lord: Out of Egypt (2005) – Cristo, O Senhor: a Saída do Egito
•Christ The Lord: The Road to Cana (2008) – Cristo, O Senhor: O Caminho para Caná
•Christ the Lord: the Kingdom of Heaven (sendo escrito)
Série Songs of the Seraphim
Angel Time (2009)

Romances únicos
•The Feast of All Saints (1979) – A Festa de Todos os Santos
•Cry to Heaven (1982) – Chore para o Céu
•Exit to Eden (1985)(como Anne Rampling) -
•Belinda (1986) (como Anne Rampling) -
•The Mummy (1989) - A Múmia ou Ramsés ,o maldito
•Servant of the Bones (1996) – O Servo dos Ossos
•Violin (1997) – Violino
•The Master of Rampling Gate (2002) - O Senhor de Rampling Gate (Publicado no Brasil no livro “Os 13 Melhores Contos de Vampiros”, de Flávio Moreira da Costa)




"Meus romances de vampiros e outros romances que eu escrevi ... estão a tentar ser transformadora histórias ... Todos esses romances envolvem uma bússola moral forte. O mal nunca é glorificado nesses livros, ao contrário, a batalha contínua contra o mal é o tema do trabalho. A busca do bem é o tema do trabalho ... Entrevista com o Vampiro ... é sobre o desespero perto de um ser alienado que busca o mundo para alguma esperança de que sua existência pode ter significado. Sua natureza de vampiro é claramente uma metáfora para a consciência humana ou consciência moral. O tema principal da novela é a miséria desse personagem, porque ele não pode encontrar a redenção e não tem a força para acabar com o mal de que ele conhece a si mesmo para ser uma parte.
Este livro reflete para mim um protesto contra o niilismo pós-Segunda Guerra Mundial II, nas quais eu estava exposta na faculdade de 1960 a 1972. É uma expressão de dor pela perda de um patrimônio religioso que parecia naquele momento além da recuperação ...
Uma coisa que une meus livros é o tema da busca espiritual e moral. Um segundo tema, a chave para a maioria deles, é a busca da desgraça de um contexto de significado, seja maldito do século XVIII ou um cantor de ópera castrado, ou um rapaz de sangue misturado vindo da cidade de Nova Orleans, ou uma pessoa forçada a uma existência monstruosa de predadores como o jovem vampiro Lestat ...

Em 1976, eu senti que o vampiro era a metáfora perfeita para os marginalizados em todos nós, a um alienado em todos nós, aquele que se sente perdido em um mundo aparentemente sem Deus. Em 1976, eu senti que existia em um mundo assim, e eu estava à procura de Deus. Eu nunca sonhei que a palavra, o vampiro, que impediria as pessoas de examinar este livro como uma obra metafísica. Eu pensei que o uso da palavra foi um poderoso dispositivo ... O corpo inteiro do meu trabalho anterior reflete um movimento em direção a Jesus Cristo. Em 2002, Eu te consagrei o meu trabalho para Jesus Cristo. Isto não implica uma denúncia de obras que refletem a viagem. Foi sim uma declaração de que a partir de então eu iria escrever diretamente para Jesus Cristo. Gostaria de escrever obras sobre a salvação, ao contrário de alienação."
Anne Rice




Fontes de pesquisa (não me lembro de todas):
www.annerice.com
http://www.wordiq.com/definition/Anne_Rice
promptpapers.com
loveforblood.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário