sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Artemis Fowl, O menino prodigio do crime - Eoin Colfer




"AFASTE-SE, HUMANO. VOCÊ NÃO SABE COM O QUE ESTÁ LIDANDO."

Artemis Fowl, um menino de doze anos, é um brilhante gênio do crime. Mas nem ele tem idéia do que pode acontecer ao seqüestrar uma fada, a capitã Holly Short, na Unidade LEPrecon. Estes seres encantados não são aqueles dos contos de fadas. Estão armados e são perigosos. Artemis está confiante que pode vencê-los quando bem entender.
Em um lance ousado, Artemis seqüestra uma das criaturas do Povo Fadas para segurar o sucesso de seu plano. O que ele não esperava era deparar com a capitã Holly Short, uma elfo valente e irritada da LEPrecon, a unidade da elite da polícia das fadas. Resultado: em pouco tempo, Artemis se vê em meio a um exército de fadas, gnomos, duendes, elfos e trolls, com armas muito mais avançadas que as dos humanos. Artemis está confiante que pode vencê-los quando bem intender, mas eles pararam de jogar conforme as regras...

Opinião Geral sobre o livro:

Há muito tempo atrás, eu estava num sebo e vi esse livro, que chama bastante atenção pela capa de cor brilhante... então li a sinopse, e não gostei. Simplesmente pelo fato de mencionar tecnologia com o mito das fadas. Para mim, a ciência meio que destrói a magia, então resolvi que não leria algo assim.

Recentemente, estava fuçando na net a procura de novos livros de ficção que realmente fossem legais e novamente me deparei com Artemis Fowl... e como eu estava otimista no dia (não tinha encontrado muita coisa), dei uma chance ao livro.

Como fui tão idiota?!

Esse livro é ÓTIMO!!!

A narrativa me prendeu desde o ínicio e descobri que a técnologia nessa história só deixa as ações ainda mais interessantes... e percebi que começei a sofrer de inveja de uma personagem! Nossa, como eu queria ter sido um criança prodígio (desde criança eu já queria ter sido assim), e Artemis Fowl é a personificação de como eu gostaria de ser. Além disso, as fadas dessa história não deixam a desejar, e são bem mais legais do que se fossem do tipo "Sininho". O modo como o autor criou a trama é muito inteligente e criativo, principalmente quando se trata do "Povo das Fadas" e toda a sua civilização existindo no subsolo, incógnitos para a raça humana.

Há referências em toda o livro ao mal que os seres humanos causaram ( e ainda causam) á natureza, algo que só fez eu me indentifivar ainda mais com a história, além de todo o resto , que ínclui um centauro gênio, um comandante de cabeça quente, trolls assassinos, anões cliptomaníacos...entre outros.

O que mais posso dizer? É uma dos melhores livros que já li do gênero, e mal posso esperar para ler a sequência, portanto, para quem gosta de histórias assim é um prato cheio!

Indicadíssimo!!!

Pontos negativos:

O livro é curto demais... não chega nem a 150 páginas! E EU QUERIA MAIS!

Pontos positivos:

A criatividade da história é indiscutível, além de seus personagens muito bons, também.

Citações:

"A ciência destrói a magia"

***

"O cheiro de morte e dor pairava no convés que já estivera encharcado de sangue. Muitas criaturas nobres tinham morrido ali, morrido e sido dissecadas para virar barras de sabão e óleo de aquecimento. Raiz balançou a cabeça. Os humanos eram seres bárbaros."

***

"- Você é louco!
Artemis assentiu, indulgente.
- Se eu ganhar, serei um prodígio. Se perder, sou louco.
É assim que a história é escrita."

Nenhum comentário:

Postar um comentário