sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Os 13 porquês - Jay Asher




Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play.
Para Cay Jensen, as fitas cassete gravadas por Hannah Baker não têm nada a ver com ele. Hannah está morta. E seus segredos devem ser enterrados com ela. Só que a voz de Hannah diz a Clay que o nome dele está em uma das histórias dessas fitas - e que ele, de alguma maneira...



Opinião Geral sobre o livro:

Hannah Baker se suicidou...mas antes disso resolveu que gravaria fitas e as mandaria para aqueles que de algum modo, em algum momento, contribuíram para a sua decisão.

Nossa, essa história é realmente boa... e de fato, não dá para largar o livro a medida que Clay vai avançando com as fitas, e então vamos tomando conhecimento pouco a pouco da cituação emocional de Hannah, além da curiosidade de saber o que cada indivíduo da lista fez a Hannah. O autor escreveu todo o livro separando-o pelos simbolos de play, stop..., já que a maior parte da narrativa seria a voz de Hannah no gravador, achei bem criativa essa idéia, diferente. Com certeza é uma boa leitura, e a única coisa que eu não gostei muito quando acabei de ler, foi os motivos da garota se suicidar, mas depois de pensar a respeito, percebi que as pessoas são diferentes, e o que é importante para uns não faz tanta diferença para outros, algo meio óbvio para se dizer, mas é isso, então sem julgamenteos para com a personagem, é ótimo.

Pontos negativos:
Não gostei muito dos motivos da Hannah, mas como já disse, isso é relativo.


pontos positivos:
O modo criativo como foi escrito, gosto de livros que são diferentes no formato.


Citações:

"Mas é mais do que um simples arranhão. É um soco no estômago e um tapa na cara. É uma facada nas costas, porque você preferiu acreditar num boato inventado e não naquilo que sabia ser verdade.
Jessica, minha florzinha. Eu adoraria saber se você se arrastou até meu funeral. E se fez isso, reparou na cicatriz?
E vocês — o resto — repararam nas cicatrizes que deixaram para trás?
Não. Provavelmente não.
Não foi possível.
Porque a maioria delas não pode ser vista a olho nu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário