sábado, 25 de setembro de 2010

Jane precisa de ajuda - Joy Fielding






"Uma mulher jovem e elegante caminha a esmo pelas ruas de Boston. Reconhece as ruas, os prédios, lembra-se que saiu para comprar leite e ovos para um bolo de chocolate que estava fazendo, mas não consegue recordar seu nome, onde morava, nem quem era. Para piorar, o que faz com 10 mil dólares no bolso? Por que seu vestido está sujo de sangue? Sem memória e sem documentos, resolve procurar a polícia, que a identifica como a esposa do Dr. Whittaker, um dos mais conceituados pediatras da cidade, que logo aparece para levá-la de volta para casa. Ele a cerca de carinho e calmantes, mas Jane consegue perceber que há algo de estranho no ar. Lutando para manter-se lúcida, ela envereda numa trama cheia de suspense e ação para descobrir o que a faz perder a memória. E por que tinha o vestido manchado e tanto dinheiro no bolso no dia em que se esqueceu de quem era?"


Opinião Geral sobre o livro:

Como em geral, eu não costumo confiar em livros com capas ruins, fotos de escritoras com cara de que curtem um romance açucarado e besta, mais a descrição de alguêm que parece ser uma dona de casa que perdeu a cabeça... não sei bem porque diabos que peguei esse livro na biblioteca municipal. Sério. Mas acho que foi minha tendência a dar uma chance a livros que parecem meio abandonados nas prateleiras, e, talvez também porque fiquei curiosa sobre a perda de memória da personagem, que parece, pela capa, correr perigo quando volta para casa. E corre mesmo, só que...

A idéia não é ruim. O problema é a personalidade idiota da protagonista, e a idéia estupida de vida perfeita que ela descreve (uma droga, na minha opinião), e sinceramente eu também iria querer perder a memória se tivesse uma vidinha burguesa sem graça. Mas não é exatamente por isso que Jane perde a memória, e sim por... bem, se alguêm resolver ler o livro não vou ser eu que vai estragar surpresinha final que motiva toda a leitura. Obs final: Jane é muito burra (não estou nem aí se ela estava sem a memória, pois isso não faz perder o raciocínio também, não é?)

Pontos negativos:

Protagonista que começa o raciocínio bem, mas se perde e volta a ingenuidade (burrice).

Pontos positivos:

A surpresinha final do motivo pelo qual ela pela perdeu a memória, e uma leitura razoável.



Citação:

“Certa tarde, no fim da primavera, Jane Whittaker saiu para comprar ovos e leite e esqueceu completamente quem era. (…)Tinha certeza de que ia comprar ovos e leite. Precisava desses ingredientes para fazer um bolo de chocolate, mas não sabia por que, nem para quem. Sabia exatamente a medida de pudim instantâneo de choocolate exigida pela receita, mas não podia lembrar o próprio nome, nem se era casada, solteira, viúva ou divorciada, se não tinha filhos ou tinha filhos gêmeos. (…) Sabia para onde estava indo, mas não lembrava de onde vinha.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário