sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O menino do pijama listrado - John Boyne







"Bruno é um menino de nove anos que mora em Berlim com a família e sabe muito pouco da vida além do que acontece fora de sua casa e escola. O que ele descobre logo no ínicio do livro é que ele e a família terão que se mudar de Berlim, por conta do emprego do pai e ordens de seu chefe. Contextualizando, estamos na década de 40, em plena segunda guerra mundial o pai de Bruno é um militar alemão que responde diretamente a Hitler e a família muda para a casa vizinha ao campo de concentração de Auschwitz. Com o passar do tempo Bruno vai se adaptando a nova situação descobrindo mais sobre a família, sobre a Alemanha e sobre os vizinhos que moram do outro lado da cerca e só vestem a mesmo traje. E é por acaso que em uma exploração das redondezas, Bruno faz amizade com um menino do outro lado da cerca que sempre veste um curioso pijama listrado. E essa amizade mudará a vida de ambos."




Opinião geral sobre o livro:


É um livro bem curtinho, mas bom. A história é rápida e mesmo assim concegue mexer com nossos sentimentos pelo modo simples com que foi escreito, sob a visão de uma criança. Muitos dos diálogos entre Bruno e seu amigo judeu resume o quão fora de propósito foi o holocausto. Me lembro em particular de uma parte na qual os dois garotos estão conversando através da cerca e os dois desenham os símbulos que seus pais represantam na terra, a suástica e a estrela de Davi. O final é ...bem, não sei como falar, meio que nos pega de surpresa, o modo como as coisas terminam. Definitivamente, eu recomendo.



Pontos positivos:

A simplicidade e o modo inocente da história ter sido escrita, de um ponto de vista deferente do habitualmente utilizado num livro.



Pontos negativos:

Como já disse, o livro é muito pequeno ( não gosto muito de livros curtos demais - mesmo sendo bons, sempre me dão a impressão de que poderia haver mais páginas).


É um livro bonito.


Um comentário:

  1. é um livro maravilhoso. Embora, seja obrigado a concordar com você... Ele é muito pequeno.

    ResponderExcluir