sábado, 14 de agosto de 2010

Diários do vampiro * O Despertar - L. G. Smith





"Irmãos e inimigos mortais, Damon e Stefan Salvatore são assombrados por um passado trágico. Vivendo nas sombras desde a Renascença italiana, eles estão condenados a uma vida solitária: são vampiros. Séculos mais tarde, o destino parece levá-los a percorrer o mesmo caminho que um dia os conduziu àquela vida amaldiçoada e eterna.
Em Fell´s Church, na Virgínia, Stefan conhece Elena Gilbert, uma adolescente bela e popular. No encalço de Stefan, Damon procura vingança, e logo Elena se verá divida entre os dois irmãos - e entre o amor e o perigo. "


Opinião Geral sobre o livro:

Enfadonho.
Isso resume bem a história.
Resolvi lei "Diários do Vampiro", por duas razões, a primeira por ter sido tão comentado um tempinho atrás nos blogs que leio e a segunda pela comparação com Crepúsculo, que dizem ser bem parecido.
O que de fato, é verdade.
Existem muitos pontos parecidos nas duas histórias e pode-se até supor um plágio...Mas, que saber de uma coisa? O plágio da Stephenie Meyer é MUITO MELHOR. Sério. Não dá nem para ficar comparando depois dos pontos principais, porque Crepúsculo é bem escrito e tem mais consistência em todos os aspectos.
E a protagonista então? A Elena Gilbert é INSUPORTÁVEL... tive antipatia á primeira página.
Exemplos de pensamentos e falas sem-noção da criatura:
" O ritual matinal de se lavar e se vestir era trânquilizador, e ela se demorou nele, vasculhando as roupas novas de Paris. Por fim escolheu um top rosa-claro e um short branco de linho que a deixavam parecida com um sandae de framboesa. Dá vontade de comer, pensou, e o espelho mostrou uma garota com um sorriso secreto."
Sem comentários...
" Qual é o problema? O que pode haver de errado, Stefan? Você não me ama?"
obs: eles se conheciam..o que? uma semana?
A personagem é totalmente sem-noção e ainda por cima tem os trechos do diário que ela escreve. Agora, advinhe como os seus relatos começam...
"Querido Diário"
E no momento em que leio tal estupidez, penso:
"QUE P* É ESSA?! (e olha que nem falo palavrão)
Se eu fosse o tal vampiro bonitão e blá blá blá, eu matava um ser desses. Que ela seja parecida com o amor da vida dele que morreu, vai lá...mas depois das primeiras impressões...a garota é uma idiota.




O que diabos voçê tinha na cabeça para criar uma personagem assim, L. J. Smith?


O Stefan é tipo o Edward, só que consegue cansar bem mais rápido e seu irmão, Damon, quase não aparece nesse livro, portanto não entendo por que colocaram na capa a descrição de um triângulo amoroso que nem sequer se formou.
Os personagens do livro não convencem, são superficiais demais, e fora os que pertencem ao tal 'triângulo', são todos figurantes, sem nenhuma vida.
Os diálogos são tão clichês que dá vontade de rir. Sabe aquelas falas que tem em um monte de filmes e livros, e meio que já é um clichê? Então, o livro esta cheio delas.
As "amigas" do ser principal estão mais para capachos sem idéias próprias.
Ah...e a bella descobriu bem mais rapido que gostava de um vampiro.
Bem...acho que já deu para perceber bem como eu gostei do livro, não?
Então vamos aos pontos...

Pontos positivos:
Depois de todo esse texto de revolta, será que pude achar algum ponto positivo?
Pois bem, se resolveu ler esse livro e tiver o porre de passar da metade, vai ter um pouco mais de ação a partir daí, mas não se anime muito.
A história de Stefan e Damon é bem dramática (quase um drama shakesperiano - sem querer ofender shakespeare) e relativamente interessante.
E talvez, se voçê tiver uma opinião divergente da minha - bem divergente - pode até gostar da história!
Se não... o livro é bem curto.

Pontos negativos:
Personagens sem consistência
Diálogos clichês
Protagonista imbecil/insuportável
"Querido diário"


Citação:

"Ele olhou para Elena e concluiu simplesmente:
- E foi assim que eu ...morri."

Obs Final: Me disseram que o segundo era melhor então vou fazer um esforço e ler ( eu sou uma pessoa otimista quendo se trata de livros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário