sábado, 31 de julho de 2010

“ A única maneira de conhecer realmente um escritor é através do rastro de tinta que ele vai deixando. A pessoa que a gente pensa que vê nada mais é que um personagem oco, e a verdade se esconde sempre na ficção.”
Carlos Ruiz Záfon

Inspirada por este trecho de um dos meus livros favoritos, resolvi criar uma nova seção aqui no blog, dedicada aqueles que trazem mais magia, aventura e emoção em nossas vidas, os escritores. Quero mostrar um pouco de cada pessoa que esta por trás de tantos livros maravilhosos que já li, e o quanto a frase acima pode ser verdadeira, pois os livros estão repletos da essência de seus criadores.


Eu diria que é uma espécie de mania que eu criei enquanto leio livros, encontrando os traços da personalidade e das crenças de quem os escreveu, e modéstia á parte, em geral eu consigo descobrir um monte de coisas só com as primeiras impressões que tenho de uma pessoa ao ve-la pessoalmente, e o mesmo se da com os livros...eu sinto isso (estou rindo enquanto escrevo isso).
Agora, vamos ao escritor (a) estreante... que é:

J.K. Rowling
A propósito, hoje é aniversário dela!!!



Acho que não poderia começar com outro escritor, afinal, como já escrevi um monte de vezes aqui no blog, sou uma grande fã dessa mulher.

*Joane Kathleen Rowling nasceu em 31 de Julho de 1965 ( preciso lembrar que é a data de aniversário do Harry?).



*O seu nome, na verdade, é apenas Joane Rowling, mas como ela o achou curto demais para ser abreviado, acrescentou o 'Kathleen' se sua avó preferida. Quando da publicação de Hp e a pedra filosofal, acharam melhor que o nome do autor não transparecesse que se tratava de uma escritora, pois assim poderia atrair também o interesse dos meninos.

*Desde de pequena Jo gostava de ler contos e histórias, (o que influienciou sua vontade de ser escritora), e muitas delas influenciaram sua criação. E ela já afirmou que é fã da triologia de Tolkien, autor de O senhor dos anéis, de C. S. Lewis, de As crônicas de Narnia (mas que a relação de ambas com a sua obra e superficial), mas a sua escritora favorita e Jane Austen, de Orgulho e preconceito, entre outros).


*Os seus pais, Peter Rowling e Anne Volant se conheceram no final dos anos 1960 numa viagem de trem da estação King's Cross, em Londres (esse nome nos lembra alguma coisa?) á Irlanda.
E logo iniciaram um relacionamente, casando em Março de 1965, no mesmo ano em Jo nasceu. Dois anos depois nasceu Dianne, a segunda filha do casal e irmã mais nova de Jo, que afirma que quando eram crianças brigavam como dois gatos selvagens, mas anos depois ela mereceu a dedicatória de seu primeiro livro por ter sido a primeiro a te-lo lido, antes mesmo de ser enviado para a revisão.

King's Cross

* Seus avós maternos se chamavam Stanley George Volant e Freda Volant, que Jo diz ter sido um casal infeliz.Seus avós paternos (que eram os seus favoritos), chamavam-se Kathleen Ada Bulgem Rowling e Ernest Arthur Rowling. O nome de ambos seus avôs, Stanley e Ernest foram usados para batizar os condutores do Nôitibus Andante.



* Inicialmente a família Rowling morava em Yate, mas como a cidade começou a avançar,seus pais resolveram se mudar para Winterbourne, onde Jo conheceu a família Potter, que eram seus vizinhos, mas que não tiveram qualquer ligação com a trama de Hp, exceto pelo sobrenome utilizado.

* Também nessa época Jo foi matriculada em sua primeira escola (que era á moda antiga) e escreveu seu primeiro livro, sobre um coelho.

* Em 1974 os Rowling mudaram-se novamente, dessa vez para uma cidadezinha chamada tutshill, e juntamente a nova casa, uma nova escola, onde Jo encontraria a inspiração do personagem do Prof° Snape em um professor seu chamado John Nettleship, de química, que naquela época tornou-se chefe da mãe de Jo tinha começado a trabalhar no departamento de química da escola.



Severo Snape (Alan Rickman)

Foi nessa época também que a mãe de Jo foi diagnosticada com esclerose múltipla e conheceu Sean Harris, o amigo á quem dedicou o segundo livros e o dono do Ford Anglia original.



" Ele foi o primeiro dos meus amigos a aprender a dirigir e aquele carro turquesa e branco significava LIBERDADE." (J.K. Rowling)




* Quanto ao curso que queria fazer ela estava decidida: Inglês. Mas no entanto acabou sucumbindo a pressão de seus pais e fez francês em Exeter.Foi durante os seus estudos que ela resolveu ir a França dar aulas de inglês, como parte do curso, e adorou a experiência. Em 1987 ela se formou na universidade.

* Jo fez alguns trabalhos temporários como secretária bilíngue e trabalhou na anistia internacional, no departamento franco-africano, época em que fez um rascunho de um romance que não foi publicado e que foi rabiscado em bloquinhos de papeis em bares da mesma forma que Harry Potter viria a ser escrito anos depois. Caso não esteja enganada, durante esse período em que trabalhou na anistia, durante as pausas do trabalho, Jo saia para almoçar e sempre via um gato de cor amarelada e pernas arqueadas por perto e que servia de inspiração para o "bichento" (tradução de Crookshanks da personagem Hermione.




* Quando seu namorado de Exeter foi morar em Manchester, Jo passou a procurara apartamento por lá para morar perto dele, mas sem encontrar nada por lá, voltando para Londres ela criou em sua mente o personagem que mudaria a sua vida quando o trem em que viajava quebrou.

" A idéia de Harry Potter surgiu de repente em minha mente (...) e nenhuma outra idéia tinha me animado tanto quanto essa."


Isso aconteceu em Junho de 1990 quando os primeiros rascunhos de HP começaram a tomar forma e no fim do mesmo ano ela se instalou em Manchester, e como um modo de passar o tempo, dava forma aos personagens de Hp e os guardava numa caixa de sapatos.

* Nesse mesmo ano, a mãe de Jo faleceu em consequência da esclerose múltipla, depois de dez anos lutando contra a doença.

" Foi um momento terrível. Meu pai, Di e eu estávamos arrasados; ela só tinha 45 anos e nunca imaginamos, provavelmente por não gostar nem de pensar na idéia, que ela poderia morrer tão jovem. Lembro-me de sentir (...) uma verdadeira dor no coração."

*Quando voltou para casa Joane estava muito infeliz e ainda por cima, descobriu que seu apartamento em Manchester havia sido assaltado, e depois de uma séria briga com o namorado se mudou para um hotel na periferia da cidade. Foi no quarto desse hotel que ela veio a criar o famoso esporte dos bruxos, o Quadribol.



* Como já não havia mais motivos que a prendessem em em Manchester, após ver um anúncio que procurava por professores para lecionar inglês em Portugal, Jo se mudou para lá.

* Jo foi contratada e começou a dar aulas de inglês na cidade do Porto, onde foi instalada num apartamento com outras duas professoras, Jill Preweet Aine Kiely, mulhers á quem foi dedicado o terceiro livro da série. Aos sabados, as três iam se divertir numa discoteca, mas a história de Harry não foi esquecida.

* Um dia Jo se deparou com um estudante português chamado Jorge Arantes num bar, e se interessou por ele assim como ele por ela. Não demorou muito e os dois passaram a viver juntos e Joane ficou grávida, mas sofreu um aborto logo depois. Jorge pedio Jo em casamento em agosto de 1992, mas o relacionamento era pontuado por brigas, o que fez com que o casamento perdesse o encanto. Joane ficou grávida novamente, enquento Jorge mostrava-se cada ves mais ciumento.

* Sua filha nasceu em 27 de Julho de 1993, e Jo diz ser a melhor coisa que já lhe aconteceu, mas o casal ainda brigava muito, e o fim se deu quando Jorge arrasatou Jo para fora de casa. Joane conseguiu resgatar o bebê e logo foi embora de Porto.

* Quando Jo voltou ao Reino Unido, o pai já tinha se casado novamente e seu destino acabou sendo o lar da irmã recém-casada, em Edimburgo. Ela não demorou muito tempo lá, pois não queria ser um peso para a irmã então se mudou junto com a filha para um prédio em Leith, um bairro da capital escocesa, onde vivia com a ajuda do governo, mas sentindo-se humilhada por estar nesse estado. Então Jo caiu em depressão, e foi dessa época de sua vida que tirou inspirção para criar os dementadores, guardas da prisão de Azkaban, criaturas que sugam toda a fecidade do lugar em que estão e faz com que as pessoas ao seu redor sintam que nunca mais poderam se sentir felizes novamente.


*Jo conseguiu, através da lei, manter Jorge longe dela e de sua filha.

* Durante esse perído Jo passeava com a filha num carrinho e quando a menina dormia, ia a um bar que pertência a seu cunhado ou ao The Elephant House Café, e lá pedia um café e escrevia as histórias de Harry Potter.Como não tinha computador, Jo escrevia numa velha máquina de escrever, onde datilografava suas anotações.

*Entre o fim de 1994 e começo de 1995 Jo conseguiu finalmente um emprego como secretária e foi aceita num curso para conseguir um registro que a habilitava para dar aulas e divorciou-se.

* Quando terminou o primeiro Hp, Jo tinha somente dois nomes de agentes literários, o primeiro devolveu os originais do livro e o segundo teria feiro o mesmo se não fosse uma funcionária sua, chamada Briony Evens, te-lo resgatado da caixa de devoluções. Briony pediu autorização ao chefe para tentar publicar o livro e então escreveu a Joane lhe pedindo o restante do livro, e muito feliz, Jo lhe lhe enviou o resto.

*Depois da recusa de muitas editoras, os originais foram parar na editora Bloomsbury, que decidiu publica-lo nas edições de livros infantis.

*A publicação de Hp e a Pedra filosofal se deu em 30 de Junho de 1997 e a primeira edição foi pequena, de somente 1000 exemplares. Porém, logo de início, o livro esteve entre os mais vendidos e com o dinheiro que Jo comprou com os direitos autorais inicialmente, comprou um apartamento mais espaçoso num lugar mais seguro para ela e a filha viverem.

* No ano seguinte, num leilão dos direito do livro, Arthur Levine, da editora Scholastic Inc, ganhou-os pelo valor de 105 mil dólares. O sucesso do primeiro livro abriu as portas para o lançamento do seguinte.

* J. K. Rowling nunca esperou se sustentar apenas escrevendo livros, e só o fato de ter um livro seu publicado já era um sonho de infância realizado. O máximo que esperava era uma crítica favorável. Nem ela , nem seu agente, nem tampouco seus editores estavam preparados para o sucesso de Harry Potter que fez a fortuna de Jo.

Sobre os nomes criados, J.K. disse que o Dictionary of Phrase and Fable é uma ótima fonte.
Essas são as mais claras (ou mais famosas) inspirações para a série Harry Potter. Claro que há outras, e aqui está-se falando apenas de livros e autores, e não do folclore sempre presente na obra nem tampouco das pessoas que inspiraram personagens e dos lugares que Joanne conheceu que refletiram-se nos lugares de Harry Potter.

Quanto as inspirações para os nomes já li sobre um monte delas só que agora creio que não tenho muito tempo para escreve-las todas aqui.

A personagem de Hermione foi inspirada na própria Joane, e Rony num amigo de infância que teve.

É isso...fim de post!
obs: Eu sei que fui bastante fiel as fontes que utilizei só que as passei da minha maneira, o que não é um plágio, até porque ninguem tem direitos autorais sobre os fatos da vida de J. K Rowling, e eu acrescentei novas informações... ;D


Nenhum comentário:

Postar um comentário