quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vittorio, O vampiro - Anne Rice (editora: Rocco)





"Com todos os encantos de seus palácios, bibliotecas, igrejas e museus, Frorença - a antiga capital da Toscana ás margens do rio Arno - é o mais importante cenário da história de Vittorio, que morreu para a existência humana aos 16 anos.
Jovem, rico, letrado, Vittorio de Raniari era apaixonado pelas pinturas dos grandes mestres da escola florentina, e sua formação completa de cavaleiro era ponto de honra para seu pai. Numa noite, entretanto, este se recusa a entregar crianças de suas terras a vampiros, provocando a ira dos seres das trevas. Eles se vingam dizimando, sem piedade, a família num ataque ao qual apenas Vittorio sobrevive.
Amadurecido pelo sofrimento, o menino vai em busca de socorro, e descobre a subserviência de uma cidade inteira aos vampiros da Corte do Graal de Rubi. Com a ajuda de anjos, destrói a macabra corte e quase se liberta do mundo do mal, mas não resiste á paixão por Ursula, a sensual vampira que o põe a perder.
A bem fundamentada ambientação histórica, o caráter dos personagens - humanos, anjos e vampiros -, a exposição das misérias e dos jogos de sedução, a descrição minuciosa dos acontecimentos, envolvem o leitor de forma inápelavel. Vampiro que não foge da cruz, entra em igrejas, conversa com padres e anjos, mas não pode se expor á luz do sol, Vittorio é uma vítima da própria inocência e de seu único e primeiro amor."

Opinião geral sobre o livro:

Sim, eu concordo. Essa resenha é totalmente broxante...e confesso que quando peguei esse livro para ler não estava lá com muita vontade e enrolei um século para começar, mas...não é tão ruim quanto parece! Por incrível que pareça, sim, da para ler essa história e até curtir um pouco. É claro que esse não é um dos melhores livros de Rice, que me parece que inovou um pouco e usou anjos na história também... Enfim, o que gosto particularmente nos livros de Anne Rice é o seu modo de nos apresentar personagens vampiros de um modo um tanto humano, no sentido de terem sentimentos e dúvidas em relação ao sentido da vida e á sua própria condição nesse mundo. Rice sabe expressar os conflitos psicológicos de suas personagens muito intensamente, o que a diferência de outros escritores do gênero. Eu diria que seus livros se encaixam em algum lugar entre o "Drácula" de Bram Stoker e "Crepúsculo" de Stephenie Meyer. Outro aspecto interessante de suas obras é a descrição vívida das época e costumes onde se ambientalizam suas histórias.

Bom, agora vamos ao livro própriamente dito:

Pontos negativos:

Como eu já mencionei acima, Anne Rice têm como uma de suas características marcantes suas descrições de costumes de época, algo que é interessante...mas não em excesso, como em muitas partes desse livro, que tendem a nos deixar meio impacientes durante a leitura por serem colocadas bem no meio da 'ação' do livro, o que as vezes é irritante...Mas

Pontos positivos:

A história é bem desenvolvida e tem um pouco de tudo para torná-la interessante, e o final é satisfatório, posso garantir.Quando terminei o livro fiquei com vontade de ler literatura clássica e nem sem direito o porque. Para quem resolveu ler o livro, só o advirto de uma coisa: Tenha paciência com os três primeiros capítulos e uma outra parte, que é uma conversa com anjos...De resto, vale á pena ler.

Citação:

"- E não pedirá minha absolvição, Vittorio?- ele perguntou, erguendo o tom da voz, e seu peito parecendo avolumar-se -Vittorio e Ursula, eu os absolvo.

- Não, padre - eu disse. - Não podemos aceitá-la. Não a queremos.

-Mas por quê?

- Porque, padre - disse Ursula docemente -, pretendemos pecar novamente assim que pudermos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário