quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Revolução dos Bichos - George Orwell


" Á maneira de Esopo, usando animais para figurar as fraquezas humanas, Orwell deixou deixou neste livro, um dos mais sarcásticos depoimentos sobre o chamado paraíso comunista. Através da caricatura, analisa impiedosamente os rumos equívocos do processo revolucionário numa granja inglêsa em que os animais, revoltando-se contra o proprietário, expulsaram-no buscando fundar uma sociedade ideal, que cedo se vê traída pela opressiva atuação dos novos dirigentes."

Opinião Geral sobre o livro:
"A revolução dos bichos foi o primeiro livro que consagrou George Orwell e espelha toda a sua experiência de intelectual participante e desiludido. A história é uma penetrante sátira á Rússia Soviética e aos caminhos equívocos do poder ilimitado, denunciando através da fábula os processos de formação de um regime totalitário".

Citação:

" O homem é a única criatura que consome sem produzir. Não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o suficiente para alcançar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais. Põe-nos a trabalhar, dá-nos de volta o mínimo para evitar a inanição e fica com o restante. Nosso trabalho amanha o solo, nosso estrume o fertiliza e, no entanto, nenhum de nós possui mais do que a própria pele. As vacas, que aqui vejo á minha frente, quantos litros de leite terão produzido este ano? E que aconteceu a esse leite, que deveria estar alimentando robustos bezerrinhos? Desceu pela garganta de nossos inimigos. E as galinhas, quantos ovos puseram este ano, e quantos transformaram-se em pintinhos? Os restantes foram para o mercado, fazer dinheiro para Jones e seus homens. E você, Quitéria, Diga-me onde estão os quatro potrinhos que deveriam ser o apoio e o prazer da sua velhice? Foram vendidos com a idade de um ano - Nunca mais você tornará a vê-los. Como paga pelos seus quatro partos e por todo o seu trabalho no campo, que recebeu você, além de ração e baia?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário