sábado, 17 de julho de 2010

Entrevista com o vampiro - Anne Rice

Editora: Rocco

A história começa com o vampiro Louis, que resolve contar sua história para um jovem humano que vive pela noite a procura de histórias de vida interessantes para grava-las em fitas cassetes (Quando Anne Rice escreveu o livro elas eram atuais, ok). A narrativa se discorre sobre como Louis foi transformado em vampiro e os fatos que o marcaram desde então.

Em 1791, Louis era um jovem de 25 anos de idade, que não tinha qualquer outra preocupação além da administração de suas terras em Louisiana e os cuidados para com sua mãe e irmã, além de um irmão mais novo, Paul, que havia se tornado uma espécie de fanático religioso, chegando ao ponto de alegar ter visões verdadeiras de santos e anjos, algo que um dia acabou porcausar uma séria discussão discussão com Louis, terminando com sua morte e modificando completamente o comportamento de Louis, que passou a se sentir culpado por sua morte e a desejar morrer também, só que sem a coragem necessária para acabar com a própria vida, até o dia em que em uma de sua andanças, terminou nas mãos do vampiro Lestat, e não nas mãos da morte que tanto desejava.

Opinião geral sobre o livro:

Louis nos faz sentir o que ele sente e talvez por que suas angústias e dúvidas sejam parecidas com as minhas, tenho uma certa empatia por ele.

Anne Rice já escreveu muitos livros , e uma grande parte sobre vampiros, mas de todos eles, acho que este é o melhor. A história é linda e é um dos meus livros favoritos, embora me deixe meio mal com a vida. Seus personagens tem características e sentimentos muito próprios, especialmente Lestat (meu favorito), com seu sarcasmo impagavel. Louis, o centro da narrativa, não parece compreende-lo muito, mas isso não muda nada. E, é claro, a personagem da criança vampira Claudia...quem pensou numa criança vampira antes??? não é à toa que penso que Stephenie Meyer pegou um monte de elementos do universo vampiresco de Rice...é bem nítido isso, só é ler seus livros, até na descrição da "pele branca como o mármore". Não que eu esteja sugerindo que Meyer plagiou Rice...apenas que usou elementos de sua narrativa, até por que não dá para negar que a autora de Crepúsculo sabe escrever e tem sua própria maneira (respeito bons escritores, mesmo quando não concordo inteiramente com seus modos de ver a vida). Enfim, voltando a Rice, eu realmente recomendo a leitura desse livro, porque ele é tão belamente escrito, e é definitivamente uma boa história, mesmo estando um pouco esquecida últimamente (por isso o post...as pessoas tem de ler também coisas nem tão atuais para ampliar sua visão).

Pontos positivos:

A criatividade da história e seus pernonagens únicos... sério, Cláudia, Louis e Lestat têm personalidades muito diferentes e bem desenvolvidas.

Pontos negativos:

Algumas pessoas podem não ter paciência para as descrissões e momentos de melâncolia do Louis. Eu mesma demorei um tempo para resolver reler, pois na primeira vez eu havia gostado muito ( li em 24 horas), mas na segunda achei lento. Agora que acabei de começar novamente estou gostando de novo. Bizarro, eu sei.

Citações favoritas:

" - As pessoas que param de crer em Deus ou na bondade continuam a acreditar no diabo. Não sei por que. Não, realmente não sei por que. O mal é sempre possível. E a bondade é eternamente difícil."

" (...) Vi meus verdadeiros deuses... os deuses da maioria dos homens. Comida, bebida, e segurança no conformismo. Cinzas."

E agora...

Entrevista com o vampiro: O Filme

Que é muito bom, também! Além de ser o único filme em que acho Brad Pitt e Tom Cruise bonitos...e na verdade eu detesto admitir esse tipo de coisa... (as pessoas geralmente não concordam com as minhas preferências, não sei por quê...).



Louis e Lestat (Tom Cruise). Não é verdade??? Eles não estão lindos?!



Louis (Brad Pitt)



Cláudia, a criança vampiro (Kristen Dunst), que no livro tinha cinco anos quando foi transformada, mas no filme a atriz já tinha uns 10 ou 11 anos. Antes eu á achava muito boa para o papel, mas agora que reli o livro não consigo mais imagina-la como a Cláudia da história.


Cláudia, Louis e Lestat

O filme alterou alguma passagens da história original (coisa que sempre acontece), mas é bem feito E Louis e Lestat não são gays,eles parecem ser bissexuais (a maioria dos personagens da Anne Rice parece ser), mas a verdade é que Anne escreve como se não houvesse distinção alguma entre os sexos, as pessoas se amam, ponto (não me refiro a Louis e Lestat por que o primeiro não gosta muito do segundo). E não tem nenhuma parte erótica entre eles no livro. E acho que no filme também não...eu acho... faz um tempo que assisti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário