terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sangue quente, de Isaac Marion
Em que confesso: Me apaixonei por um zumbi.




"OI, EU SOU UM ZUMBI e isso não é tão ruim assim. Me desculpe por não poder me apresentar direito, mas não me lembro do meu nome, nenhum de nós se lembra. Também esquecemos de nossos aniversários e das senhas de banco. Acho que meu nome começava com R. É engraçado, porque, quando era vivo, vivia me esquecendo do nome dos outros. Estou descobrindo que esse tipo de ironia está muito presente na vida dos zumbis, mas é difícil rir quando mal consigo falar."






Sinopse:
Em algum momento da história, os zumbis apareceram e agora o mundo está destruído. Os humanos normais fugiram para dentro dos enormes estádios de futebol e lá criaram suas pequenas comunidades. Mas nossa história é contada do ponto de vista de R, um zumbi que se arrasta como os outros, caça como os outros, como carne e cérebros (a mais fina iguaria) como os outros, mas que às vezes, tem sonhos de como era ser humano, e tenta se lembrar de sua vida anterior e filosofa sobre isso.

Ai vem a parte da qual eu desconfiei:

Um dia, em uma caçada, R encontra Julie e, no meio da carnificina que seu grupo impõe ao dela, algo o impede de matá-la. Mas o que aconteceu?
"É possível haver atração entre humanos e zumbis? Serão eles Romeu e Julieta de um mundo pós-apocalíptico?" e BlaBlaBlaBla......

NÃO PARE DE LER!
Não é isso intende? Esse segundo paragrafo da sinopse (esta na capa do próprio livro) mais a frase da Stephenie Meyer na capa te passa consideravelmente uma ideia errada do conteúdo da história.

Esse livro é MUITO MUITO MUITO - infinito - LEGAL.
Nossa pareci uma criança agora, mas que seja!
Sinceramente, estou cansada desses blogs em que os autores pensam se tratar de uma revista chata e especialista para catalogar os livros, e não serei eu mais uma a fazer o mesmo do mesmo. Escrevo sobre os livros que leio na medida em que gosto deles, e se eu adorei, como foi o caso deste, não vou ficar de mimimi escrevendo enrolações e dando uma de crítica literária. Eu sou uma leitora, e como esta , quero somente passar para vocês a ideia: Vai! Corre, lê esse livro amigo(a), por que é muito bom!!!
Voltando ao foco - "Sangue quente" não é um livro YA como nos faz parecer a resenha. Não é só um romancezinho entre criaturas sobrenaturais e humanos. É uma história entende? Uma história de verdade, que não te faz querer largar o livro nem por um instante, por que o R é... o zumbi mais interessante do qual tive conhecimento. É claro que tem um pouco dessa coisa de amor, mas é algo bem leve, não é sobre o que gira a história. Enquanto lia, ficava pensando "Puts... nossa, que escritor criativo, como ele pensou num lance desses?!" Por que é um livro que, apesar do tema, te faz pensar, te passa ideias, e para mim, acrescentou algo.
Acho que trata principalmente, da esperança e da capacidade que cada um tem de poder mudar as coisas, e principalmente a si mesmo. Mas não é chato. Sei que dizer assim parece chato. Mas não é.


Sabe o quanto foi legal ler a história pelo olhar de um protagonista zumbi? Logo no começo, com a a apresentação do R eu adorei ele. Ele não é o cara mais lindo de um lugar qualquer no ensino médio. Ele não é um vampiro/lobisomem/homem-fada/qualquercoisassim bonitão, entende? Ele é um ZUMBI, e como tal, come pessoas. E cérebros. E isso é tão legal...
E é claro, esta em decomposição.
Mas mesmo assim, ele é adorável.

minha cara enquanto lia o livro - idiotamente fascinada

Achei o jeito como o autor desenvolveu a história muito bom. O R evolui com a ajuda da presença da Julie, a garota que ele não come (sem malícia por favor) por que, pasmem, ele havia comido o cérebro do seu namorado Perry instantes antes, e isso desencadeia algo nunca visto antes... a vida do cara morto começa a passar pela mente de R com mais intensidade do que qualquer outro cérebro tinha lhe proporcionado, fazendo com que o instinto nos últimos instantes de Perry de proteger Julie, passassem adivinhe para quem? O zumbi que comeu seu cérebro.
E aí, as coisas tomam o impulso para os seguintes acontecimentos, que eu não contarei por que seria spoiler e eu não faria algo tão filhadaputamente malvado, não em relação a esse livro, que vale totalmente a pena ler. E ir descobrindo as coisas, acompanhando os acontecimento com os olhos vendados, por assim dizer.


eu tenho mesmo

Devo acrescentar que me identifiquei muito com o R - sim, eu sei, ele é um zumbi - mas não foi num sentido físico da palavra, foi nas ideias, nas coisas que ele pensa com o desenrolar do livro... questões basicamente existenciais, e foi ai que eu me apaixonei por um zumbi. Sei lá, ele também é muito engraçado, mesmo quando não é engraçado. Acho que tenho probleminhas - Queria um zumbi legal assim para mim. Que comesse cérebros... contando que não fosse o meu.
Mas brincadeirinhas com fundo de verdade a parte, o R evolui muito, e você torce por ele, para que ele continue avançando em sua tentativa de ser um Vivo. A Julie é legal também como uma moleca que aprontou muito, e tem problemas com seu pai, um general que não é exatamente um poço de emoções a vista. Enfim, a parte mais legal de tudo é o R.
E é claro que ele entrou para o top 10 + personagens que gosto de todos os tempos...


CITAÇÕES:

" Ter um pensamento com foco é algo raro por aqui, por isso sempre seguimos um quando ele ocorre. Senão ficaríamos apenas parados grunhindo o dia todo. Aliás, ficamos bastante tempo parados grunhindo o dia todo. Passamos anos assim. A carne vai secando de nossos ossos e ficamos ali parados, esperando para acontecer. Sempre me pergunto quantos anos tenho."


"Antes que eu possa ficar ofendido, ela olha para mim e sorri. - De qualquer forma... gosto deles. Dos seus olhos. Eles são bem bonitos. Assustadores... mas bem bonitos.
Provavelmente é o melhor elogio que já recebi em minha vida de morto. Ignorando meu olhar idiota que a segue, Julie caminha pela casa e cantarola algo para si mesma."

" Sangue negro espirrou nas paredes. Perder um braço, uma perna um pedaço do torso, nada disso é levado em consideração, damos de ombro para isso. Um problema cosmético de pouco importância."

Isaac Marion - o autor, que eu admiro bastante no momento - e ele é bonitinho não?
Não o imaginava assim, na verdade... pensei que fosse sei lá, um escritor mais velho - vai saber por que...


Portanto, tenho a acrescentar que este ano esta sendo muito prolifico em descobertas aleatórias de livros incrivelmente legais e bem escritos. Obrigado Sr. Marion.... você tornou os meus dias mais empolgantes recentemente.
VAI LER ESSE LIVRO LOGO!!! ESTA ESPERANDO O QUE? (nem responda se for no caso de money)


P. S:Li por aí na net que parece que vai ter um filme. Que droga, provavelmente vão estragar a história e foder tudo.

P.P. S: Não é uma imitação de crepúsculo ou inspirado no mesmo, como li em alguns blogs aleatórios quando estava pesquisando sobre o livro na net. Acho que as pessoas deviam pensar direito no que escrevem, e parar de fazer comparações baseadas em aspectos vagos, que só servem para acabar com a imagem de um bom livro e fazer quem não gostou de "Crepúsculo" nem dar uma olhada.

* Eu não tenho nada contra Creúsculo ok, só uma ou outra coisinha, acho até a história legal. Não me crucifiquem por favor. E cara, ja é o segundo livro com frase da Stephenie Meyer na capa que eu gosto. Algo a verificar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário