quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Por que Voldemort é um dos meus personagens favoritos de todos os tempos...

E não me interessa se ninguém acha isso. Além de mim, é claro.

J. K. Rowling não cria apenas personagens. Ela cria pessoas, de verdade. E quem figura na galeria de personagens mais bem construídos, para mim é o Tom.
Devo dizer que talvez eu tenha sido levemente tendenciada pelo fato de a Câmara secreta ser o meu filme favorito da série (Chris Columbus foi o melhor diretor - o que melhor capitou o espirito dos livros). Porém, depois de anos matutando sobre o assunto (coisa de fã doída e viciada), cheguei a conclusão de que talvez, somente talvez, Voldemort foi meio que vitima das circunstâncias (e de seu gênio, quem sabe...).
Pare e pense:
Imagine saber que sua mãe te abandonou num arroubo de egoísmo e comiseração, seu pai é um desconhecido - ah, mas ele o conheceu depois, e como conheceu -, você vive em um orfanato pobre, e não recebe nenhum tipo de amor, então eu te pergunto: Como é que você vai saber o que diabos é sentir amor por alguém se você nunca sequer vivenciou isso???


Para mim é mais ou menos essa a cara do Tom do livro, nada do esquisitinho do sexto...

Não quero ser piegas nem nada disso (não é o meu estilo, digamos), mas não é a toa que ele ficou daquele jeito. Uma criança que cresce sem nenhum tipo de estimulo nesse sentindo, não seria a mais fofa de todas. Então, eis que Tom descobre ser um bruxo. E que tem ascendência de um dos fundadores de Hogwarts, e que sua mãe era bruxa, mas seu pai um trouxa que a abandonou a própria sorte - não interessa se estava sob a poção do amor - enfim, abandonou. Então o que ele faz? Junta a ideia de Slytherin com a sua própria frustração do pai, que era um trouxa fdp de fato. Entendeu o raciocínio?
Ele meio que generalizou geral (isso faz sentindo?)
Trouxas são todos babacas e merecem morrer.Ponto.

Além de tudo isso, teve finalmente o sentimento de superioridade, afinal. Não era mais um órfão comum. Ele era um bruxo, herdeiro de Slytherin (até eu ficaria meio convencida - ou muito).



Também tenho uma teoria a cerca da mudança do nome, de Tom S. Riddle para Lorde Voldemort. Acho que isso foi, além de uma tentativa de se distanciar de sua descendência trouxa, também foi uma forma de se distanciar de si mesmo, se sua própria humanidade para se tornar o que pretendia, como uma espécie de máscara.
Acha que estou brisando? também acho, só que para mim faz muito sentindo.


Esse ator também não foi o que imaginei, mas esta melhor do que o sobrinho do Finnes

Será que Voldemort teria se tornado outra pessoa se tivesse tido uma família? Talvez... quem sabe?
O fato de ter ido para Hogwarts não mudou o de que ele não tinha ninguém próximo de verdade, e só o distanciou ainda mais de todos, com o desenvolvimento de suas idéias megalomaníacas.


momento de discurso do vilão - você sabe o que acontece com quem enrola demais para matar o herói...


Aí vem a questão: Então como é que o Harry, mesmo sendo orfão e tudo mais, se tornou uma boa pessoa, seguiu o "caminho do bem"?
Simples, meu caro Watson: A mãe do Harry não o abandonou! O pai dele não era um desconhecido. Ele descobriu pessoas que de fato se importavam com ele, e o amavam, no final da contas.
Voldemort não.
O que foi necessário, se não não teria a história, né?



Não estou dizendo que Voldemort tinha no fundo no fundo um bom coração - não acho que tinha mesmo. Não mesmo. O que quero dizer é que ele não se tornou isso do nada. É por isso que eu adoro a tia Joane... ela pensou em tudo!


A única parte do filme em que Voldemort parece com uma roupa mais legal do que suas vestes estranhas de bruxo (não gostei tbm, parece algo meio oriental e fresco)

Sobre comentário acima - eu realmente me antipatizei com o Ralf Fiennes, não gostei dele, da voz dele, de sua interpretação, das vestes de bruxo que vestiram nele... enfim. Não gostei.
E nem sequer lhe deram as pupilas verticais, os olhos vermelhos... ah meu. Me irritou. Voldemort é outro em minha mente, não adianta.
Ah, foi só eu que achei que o ator deu um ar meio cômico e idiota ao vilão? As cenas do último filme não me saem da cabeça, aquelas risos esquisitos e abraços sem fundamento. É, pensando bem, pareceu bem idiota mesmo.
Mas ele é engraçado.

O que aconteceu com os olhos escuros do Tom? Por que colocaram a droga do sobrinho do Fiennes?!
Que garoto feio pra caramba heim...

Completando a minha sessão revolta do post, devo acrescentar que acabaram com o sexto filme. Sim! ACABARAM!!! Não consigo assistir de novo. Porque me da raiva. O filme que mais esperei, as partes mais legais,TIRARAM. Como puderam negligenciar tanto assim as cenas da penseira? Como? Me diz! E para completar, substituíram para dar atenção as formações de casaizinhos da história - o que não deixa de ser importante - mas PQP...isso não era o foco da história! Deveriam ter dado mais atenção as sessões do Harry com o Dumbledore, as horcruxes... enfim, aos pontos importantes.
Ok o filme é divertido...mas é o resto? Virou uma espécie bizarra de comédia romântica. E ferraram a imagem do Tom com o sobrinho favorecido do Fiennes.
Dito isso, encerro minha manifestação de revolta.



Minha cara ao perceber o que fizeram do sexto filme.




E finalizando este longo, longo post, os meus parabéns para um dos melhores vilões de todos os tempos, e suas maldades sem precedentes. Aprovado pela liga dos super vilões.

obs: Ou talvez ele simplesmente seja um sociopata. É uma opção...

2 comentários:

  1. Concordo com você e também acho que o Voldemort seja um dos melhores personagens da serie. Mas discordo, pois gostei bastante do Ralph.
    Volto a concordar em relação ao sexto filme QUE MERDA É AQUELA? Não sei como aguentei ver meu livro preferido ser tão mal aproveitado assim.

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu sabia que não tinha sido a única a achar o esse filme decepcionante!
    Ok, quanto ao Ralf Fiennes é uma birra que criei meio doida e do nada...não gosto dele.
    valeu o comentário, é sempre bom saber que alguém de fato leu o post...rsrsrs

    ResponderExcluir