sábado, 27 de agosto de 2011

Em que eu apresento os livros que mais me marcaram na vida -
ou os livros que me dão um aperto no coração só de olha-los, de puro amor...







Harry Potter - A série completa, e tudo o mais que houver...

Eu preciso mesmo dizer porque?
Harry Potter estará no meu coração Para Sempre (ou o que quer que seja isso para nós, humanos).
Depois de algum tempo pensando, cheguei a conclusão de J. k. Rowling é uma gênio, e a pessoa que mais admiro.
Simplesmente não haverá substitutos do Harry.














Minha reação depressiva ao perceber que o último filme foi lançado, e acabou... Juro que pensei que morreria. Foi tenso.



Eu sou o mensageiro ou... como me identifiquei com o Ed, o protagonista da história, o eterno perdedor...*-*

Eu já fiz uma resenha desse livro aqui no blog, quando o li pela segunda vez (ou terceira), e eu amo essa história. O markus Zusak escreve de um jeito tão...tão...incrivelmente legal, que eu fico meio perdida tentando encontrar os adjetivos certos, que expressem o meu amor por esse livro. A história tem mistério, humor, realidade ( e eu nem gosto de realidade - irônico isso), personagens vivos, entende? E o Ed é todo sem muito rumo na vida, apenas existindo em vez de viver de verdade... E AS TIRADAS ENGRAÇADAS...eu acabei com esse livro numa tacada só, em todas as vezes em que o li, porque é ótimo.
O Markus Zusak é um escritor único, com um jeito bem pessoal de escrever, que tem a sua marca. Da para você perceber, se já leu um outro livro dele, que é coisa dele. Geralmente, as pessoas o associam ao seu outro livro, " A menina que roubava livros" que é ótimo também, só que com uma abordagem diferente (e é claro que também esta nessa mesma lista, mais abaixo).
Quando estou lendo ele, parece que as palavras tem uma expressão maior, mais viva, de um jeito lindo. Até as partes engraçadas são assim, soam como poesia viva e real (brisei, mas eu acho que é isso mesmo).

Citações que não são bem isso, mas eu adorei:

"Tem gente que morre de mágoa, um troço que afeta o coração. Uma porrada de gente morre de ataque cardíaco. É o coração que mais dói quando as coisas dão errado e se desmoronam."

***
" É preciso vida em sua vida"

***
" Vou até a varanda e percebo minha própria visão limitada do mundo. Quero pegar este mundo, e pela primeira vez tenho a sensação de que posso fazer isso. Sobrevivi a tudo até agora. Ainda estou aqui, firme e forte. Tudo bem, vai, eu sei que é uma varanda toda fodida, caindo aos pedaços, e quem sou eu pra dizer que o mundo não é o mesmo?"

Bem, essas são uma pequena parte de tudo o que o M. Zusak escreve, sem nenhuma parte referente ao humor, mas uma coisa eu garanto: Esse livro vale totalmente á pena. E se você não gostar...dane-se, tem um péssimo gosto então, em minha sábia opinião ;D




Por uma questão de amor a primeira página...

Esse vai ser difícil. Esse foi o segundo livro que li do autor, e amei em proporções iguais ao do anterior. A história é sobre o jovem escritor David Martim, e eu nem consigo fazer uma resenha - o amor impede, então aqui vai uma cola da net descarada:

"Aos 28 anos, desiludido no amor e na vida profissional gravemente doente, o escritor David sozinho num casarão em ruínas. É quando surge em sua vida Andreas Corelli, um estrangeiro que se diz autor de livros. Sua origem exata é um mistério, mas sua fala é suave e sedutora. Ele promete a David muito dinheiro e sua simples aparição parece devolver a saúde ao escritor. Contudo, o que ele pedi em troca não é pouco. E o preço real dessa encomenda é o que David precisará descobrir."

Primeiramente: Os mistérios que aparecem no decorrer da história vão te deixar maluquinho, perdido tentando entender o que de fato esta acontecendo com David, e então você vai tecer teorias, que vão cair em algum momento. Ou seja, ficará a mercê do autor, para entender o que de fato aconteceu. E como vale a pena. O fato de eu ter gostado tanto dos livros de Záfon, acredito eu, talvez se deva a minha identificação com as idéias que ele expressa através de seus personagens, as dúvidas, a vida...e tudo isso com uma história incrivelmente ótima como pano de fundo. Acho até que é uma afeição de caráter bem pessoal.
Se eu indico esse livro? Adivinhem...

Citações - tenho folhas cheias delas..:DD

" Não confio nas pessoas que acham que tem muitos amigos. É sinal de que não conhecem os outros."
***
"Todos sabem que na fase mais avançada do cretinismo, a falta de idéias é compensada pelo excesso de ideologias"
***

" - Não o tenta a ideia de escrever uma história pela qual os homens sejam capazes de viver e morrer, pela qual sejam capazes de matar e deixar-se matar, de sacrificar-se e de enfrentar a condenação, de entregar sua alma?Que desafio poderia ser maior para seu ofício do que criar uma história tão poderosa que transcenda a ficção e se converta em verdade revelada?"



Emocionante - Bonito - E te faz ficar piegas muitas vezes...

Tenho certeza que a grande maioria de quem lê, já ouviu falar desse livro, a obra mais famosa do meu já adorado Markus Zusak. E quem leu sabe: Essa história mexe com a gente. Eu a li na época do colégio, em que eu era muito interessada em qualquer coisa que tivesse relação com a segunda guerra mundial - eu sei, é estranho, mas história sempre foi minha matéria favorita - E esse livro se passa justamente nesse período, e explorado por um ponto de vista que eu não tinha visto ainda.
Liesel Meminger passa por muita coisa, e você irá sentir tudo simplesmente pela força das palavras e expressões, pela forma linda do autor escrever. Eu não consigo pensar em nada que seja negativo nesse livro...nada. Ele é perfeito em sua forma, e eu me emocionei de verdade com ele (e não, eu não sou disso - levo essas coisas para um lado cômico, quase sempre), eu confesso: Lagrimas... (lagrimas!) me veio aos olhos, e eu amei todos os personagens, com todos os seus defeito e qualidades dignos de um ser humano real. Este é um livro belo. Se não leu ainda é um idiota. Sério.

p.s: tive a impressão de que estou ofendendo meus possíveis leitores...não é por mal.Eu juro. Só forma de expressão)

Em que eu engulo meu preconceito com autores que me remetem ao português/espanhol...e tomo um tapa na cara ao descobrir que este espanhol é um dos meus escritores favoritos.

Sim, esse é o mais famoso do Záfon, e o primeiro que li dele, e se você me perguntasse, assim de cara, qual livro eu te recomendaria, esse estaria na ponta da língua.
Como não se encantar por uma história de mistérios, vidas amargas, solidão, um cemitério de livros esquecidos, amores do passado e do presente não muito bem resolvidos, personagens que te encantam e...e...TUDO. Esse livro é totalmente a minha cara. E sim, eu li ele de uma só vez, aumentado minhas já bem definidas olheiras por falta de sono (provocado de todas as formas possíveis para não parar de ler a história - e não, eu não recomendo isso, depois de ler mais de trezentas paginas, e ver o sol nascer, me sinto meio fora de mim mesma, tipo drogadona mesmo - coisa que vale a penas as vezes...)
E quando terminei de ler, tive uma crise porque queria mais...foi um momento difícil. O que mais dizer? o título da postagem diz tudo - amor completo, lista de favoritos no coração até hoje. E só de escrever sobre ele já dá vontade de correr e ler outra vez.

Citações (muitas anotadas...difícil escolher *-*)

" Quanto mais vazio esta, mais rápido o tempo passa. As vidas sem significado passam ao largo como trens que não param na estação."

****
" Enquanto trabalhamos, não encaramos a vida de frente."
****
"As lembranças são piores do que as balas."
****

" Os livros possuem almas. A Alma de quem os escreveu e as de quem os leu e sonhou com eles." (essa última e de memória, pode ser que não esteja com as palavras exatas, mas é lindo não? acredito totalmente nisso.)




O primeiro livro sobre vampiros que li - e um dos meus favoritos não por isso exatamente...


Li esse livro quando tinha uns 14 anos, e foi uma leitura super rápida, o que é bizarro porque demorei mais na segunda vez e percebi que o texto não era lá tão simples como os livros mais recentes - e o que mais me impressionou tinha sido o vampiro Lestat, na primeira vez. Muito mal e cruel, e sim, eu achei isso totalmente legal. Na segunda, mergulhei totalmente no mundo do Louis, o protagonista da história, pelo qual conhecemos o mundo dos vampiros de Anne Rice. E o que mais me impressionou foi como as angustias de Louis me contagiaram, pois muitas de suas duvidas com relação a vida, eu também tenho. E o tom depressivo dele me pegou. Eu não sou muito forte nesse sentido. Acho que Anne Rice é uma ótima escritora, e para mim, depois de estar acostumada com o seu tipo de vampiro, estranhei bastante esses livros recentes que lançaram aos montes sobre o assunto (e até hoje não consigo acreditar que o Edward de Crepúsculo engravidou a bella - isso não faz sentido - e eu não tenho nada contra a história, sério, só...não faz sentido). Quem nunca leu nada dela, e esta mais familiarizado com esses livros mais atuais, pode até não gostar, mas que a Anne escreve bem , ah isso ela escreve.
E os seus vampiros então...Louis, Claudia e Lestat são inesquecíveis.

obs: essa capa é bem mais bonita do que a do meu, que é uma versão bizarra da Rocco, que dá até vergonha - para quem conhece, aquela lilás...)
E, caso alguém tenha se interessado, ah uma resenha feita anteriormente no blog do livro e do filme, que eu adoro também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário