quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A cidade dos ossos, de Cassandra Clare





Sinopse:


Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.


OPINIÃO GERAL SOBRE O LIVRO:

Antes de mais nada, quero deixar claro o quanto me arrependo de ser preconceituosa com esse tipo de capa de livro. Quero dizer... por que diabos colocar um modelo qualquer com músculos de fora na capa de um livro? Me diz - Por que?
Honestamente, faz séculos que esse livro foi lançado aqui no Brasil, e muito, muito comentado nos blogs da vida - e super elogiado - porém, eu não conseguia acreditar que uma boa história tivesse tal capa. No meio de tantas publicações ruins, livros mal escritos e sem nada de novo a acrescentar, Cassandra Clare conseguiu criar algo novo, e incrivelmente legal e... e... ah, nem sei como dizer o quão boa é essa história.
Sério.
Os personagens são interessantes e vivos, e eu adorei a maior parte deles. A história é bem construída, a narrativa e ágil, sem enrolações desnecessárias e diálogos legais (acho que usei muito essa palavra - preciso desenterrar meu vocabulário). O livro foi totalmente uma surpresa para mim, e pelo contrário do que eu achava, uma surpresa ótima.
Devem estar se perguntando por que diabos então, se eu botava tão pouca fé nele, resolvi lê-lo, e a resposta é que um blog em particular (http://blog.nemumpoucoepico.com/), postou uma resenha totalmente favorável sobre este livro (as resenhas das meninas são muito acertadas eu diria - vale a pena conferir), então resolvi que daria uma chance afinal ao tal livro.
QUE BOM QUE EU FIZ ISSO!!! esse foi sem dúvidas um dos livros que vão entrar para a minha listinha de favoritos do ano.
Portanto, criatura que lê isso nesse momento - não perca tempo - é uma excelente história.

E além disso, a história é repleta de todo tipo de seres fantásticos, como vampiros, fadas, demônios, lobisomens e mais um pouco, que autora desenvolveu muitobem. E eu nem preciso dizer que faz totalmente o meu gênero (eu as vezes me pego acreditando em bruxas e fadas - excesso de caraminholas na cabeça, como diria meu caro chapéu seletor :DD)

Obs: Tenho a impressão de que a autora usou muito, mas muito sutilmente as suas influências potterísticas (ela escrevia fanfics de harry potter - só por isso já subiu no meu conceito!), em pequenas coisas, nada muito óbvio. Preste atenção e depois confirme... ou talvez não.

Personagem(s) favorito(a):

Ah essa é bem fácil. Não creio que seja possível não gostar do Jace - ele é a antítese da modéstia.
E se não gostar, mesmo assim não poderá evitar rir com o que a pessoa fala. Os diálogos entre ele e a Clary são muito hilários. Outro personagem que me agradou foi o Alec. Ele parece ser bem ranzinza no livro, e provavelmente quem ler não vai ir com cara dele, mas sei lá - personagens que não podem ter seu amor correspondido sempre caem nas minhas graças ( e ele não é o único no livro), e acho que isso se deve a minha tendência de se por no lugar deles e tentar imaginar como esse tipo de coisa deve ser difícil.

A protagonista da história:

Eu gostei dela, pois não é que nem as protagonistas mais comuns de YA, cheia de mimimi. Ela não esta esperando para ser salva, e além disso é bem legal também - e ela desenha! meio que me identifiquei um pouco com ela por isso, e o modo como descreve como os seus desenhos expressam o que ela pensa como se fosse um diário). Nada muito sentimentaloide, portanto - aprovada por minha pessoa.

Considerações finais:

É claro que agora estou desesperada pela sequência, que é "Cidade das sombras". Mal acabei de ler o primeiro volume da série, e já corri para comprar o seguinte num surto de desespero que somente quem é viciado nisso entende. Mal posso esperar para saber o que vai acontecer com os personagem depois do ponto em que a história parou. Cassandra Clare me conquistou com esse livro.


ruiva... você escreve muito bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário