quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Travessuras ou gostosuras?

Sabe o que é legal de fazer faculdade?
Nada
É essa a minha opnião.
Mas surgiu uma oportunidade de dar asas a minha imaginação, um trabalho de português instrumental onde eu posso apresentar sobre o que eu quiser e adivinhe o que eu escolhi???

HALLOWEEN
Imaginem que maravilha será minha nota. (noção, faço adm u.ú)

Portanto vou postar aqui uma pequena parte do meu trabalho, a parte mais legal apenas.
Isso se vocês ainda não fugiram daqui depois de todo esse meu lenga lenga


Um pouco de história...

Uma das lendas, de origem celta, diz que os espíritos de todos aqueles que morreram ao longo do ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam que está era a única chance de vida após a morte, eles também acreditavam que o mundo dos espíritos podiam se misturar com o dos vivos.
Porém os vivos, é lógico, não queriam ter seus corpos possuídos, então na noite do dia 31 de outubro eles apagavam todas as tochas e fogueiras, se fantasiavam e andavam por perto ruidosamente, sendo tão destrutivos quanto possível, desse modo esperavam assustar os espíritos que queriam possuir seus corpos.

Travessuras ou gostosuras?

A brincadeira de "Doces ou travessuras" é originaria de um costume europeu do século IX, chamado de "almejar". No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "bolos de alma", que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo ganho, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Abóboras e velas

Jack da Lanterna ( Jack O'Lantern)
Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como suas "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.


 Bruxas


Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.

Para encontrar uma bruxa é preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você verá uma bruxa!  (Será?)

Gato Preto
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.

No próximo post
  • Halloween pelo mundo
  • Significados: Cores e imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário