sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Valiant, fadas ousadas e modernas - Holly Black







"Traição, abuso, amizade, o universo das drogas e amor na juventude são tratados sem meias-palavras por Holly Black na moderna fábula de Valiant: Fadas ousadas e modernas, segundo título da série iniciada com Tithe. A protagonista da trama é Valerie Russell, de 17 anos, uma adolescente normal como tantas outras, que acaba descobrindo um caso da própria mãe com seu namorado. Para piorar, sua melhor amiga, Ruth, sabia de tudo e nunca lhe contou nada. Imersa em completo desespero e revolta, a jovem busca refúgio no subsolo do metrô de Nova York, um lugar obscuro e cheio de surpresas. Lá, ela se depara com seres encantados, dentre os quais o ogro Ravus, para quem vai trabalhar e termina se apaixonando. E agora, que rumo seguir: voltar para casa ou se entregar ao amor de um monstro do bem? Somente a jornada de Valerie poderá lhe dar esta resposta."

Opinião Geral sobre o livro:

Legal. Muito legal, na verdade, com drogas do mundo das fadas, garota revoltada que tosa o cabelo e foge de casa para acabar vivendo num túnel de trem e se apaixonando por um troll com presas e pele verde, o que no momento atual da literatura não é lá tão surpreendente. A ambientação da história, os personagens, tam um ar todo de abandono, tipo "não to nem aí", e são bastante reais, bem contruídos, ao modo de Holly Black. A história me conquistou como "As Crônicas de Spiderwick", obra anterior da autora, não haviam conseguido, e sinceramente, eu realmente quero ler todos os outros livros dela, que entrou para a minha lista dos bons, ao misturar contos de fadas com a vida mais real, e até mesmo as drogas, como já mencionei, numa fórmula que deu totalmente certo.

Pontos negativos:
O livro é bem pequeno (cerca de 240 páginas), e o final é meio sem graça ( mas isso não muda o crédito que a história teve para mim).

Pontos positivos:
Uma hsitória super criativa. Interessante e bem contruída, apesar de parecer com os atuais lançamentos se nexo e chato, de romances sobrenaturais).


Citações:

"― Meu namorado estava dormindo com minha mãe ― acabou for-çando-as a saírem.
Lolli riu até se engasgar, depois encarou Val por um momento, os o-lhos arregalados e incrédulos.
― Verdade? ― perguntou.
― Verdade ― respondeu Val, estranhamente satisfeita por ter conse-guido chocar até mesmo Lolli. ― Eles acharam que eu tinha tomado o trem e estavam transando no sofá. Tinha batom dela manchado em todo o rosto dele."

***

"― Só porque alguma coisa é má idéia não significa que a gente deva deixar de fazê-la."

Nenhum comentário:

Postar um comentário